terça-feira, 8 de junho de 2010
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Este espaço destina-se a publicação das atividades da disciplina Informática e Sociedade do curso de especialização Tecnologias em Educação da PUC do Rio de Janeiro, turma RO06 2009/2010
Informática e Sociedade
Segundo Edgar Morin relata a educação do século XXI, exigem uma total reorganização. E o reorganizar não se refere ao ato de ensinar, refere-se a luta contra os defeitos do sistema que estão cada vez maiores. É preciso passar por várias reformas. Então a educação de hoje, de nova civilização, ainda está para ser concebida e planejada para depois executá-la.
Há uma necessidade de auto-examinação, da analise à auto justificação, pois o mundo está cada vez mais devastado pela incompreensão das coisas malignas, da relação entre o homem e a natureza. Dentro destas complexidades é necessário que se busque propostas para se desenvolver no ensino interagindo de formas mais coerentes e mais precisas.
Sabemos que existem as incertezas, o medo. Mas é preciso que enfrente os, porque o conhecimento nunca é um espelho da realidade, ele é sempre uma tradução seguida de uma construção. Segundo Anísio S. Teixeira, para que haja uma compreensão sem medo ou incerteza de enfrentar fragmentos ruídos e aglomerados criados neste planeta, tem que se usar a prática da análise. Analisar, mesmo com as complexidades de propostas, de reorganização, de reflexão, de reformulação, de prazer, de respeito e de responsabilidades. Sendo assim, pode se construir uma educação qualitativa. Para isso, existem vários fundamentos, como os dos quatro pilares e dos sete saberes de Edgar Morin e Delors.
Tudo isso é válido, mas o maior anseio da educação e dos educadores, além das sugestões, são as alternativas para as soluções.
Alternativas, que ainda estão distantes e difíceis de serem alcançadas. Portanto entende-se que são difíceis mas, não são impossíveis. Na verdade compreender o mundo de hoje e de amanhã, são desafios sem tamanhos.
Acreditamos que por esses grandes desafios, é que se tornam importantes as expectativas de novos paradigmas na construção de conhecimentos de um mundo com tantas complexidades. Entretanto, acredita-se que com a evolução da ciência por meio da tecnologia e o conhecimento científico, o homem poderá levar-se a contribuir para resolução de problemas na educação futura, construindo uma sociedade, na qual todos tenham direitos de apreender e de construir uma educação de qualidade.
Os Pilares
1. Aprender a ser
2. Aprender a conhecer
3. Aprendendo a fazer
4. Aprendendo a viver juntos
Segundo o autor, a prática pedagógica deve buscar desenvolver quatro aprendizagens que são essenciais para formação integral do ser humano:
Aprender a conhecer
Adquirir os instrumentos da compreensão, através da combinação de uma cultura geral. A supremacia do conhecimento se fragmenta nas disciplinas e impede a operação do vínculo entre as partes e a totalidade e, por isso, deve ser substituída por um modo de conhecimento capaz de apreender os objetos em seu contexto, sua complexidade e seu conjunto.
Aprender a fazer
Agir sobre o meio envolvente. Através disso, o indivíduo irá adquirir não somente uma qualificação profissional, mas também competências que o tornarão capaz de enfrentar várias situações e de trabalhar em equipe.
Aprendendo a viver Juntos
Participar e colaborar com os outros em todas as atividades humanas. Para isso, deve-se aprender a conviver e desenvolver a compreensão do outro, realizando projetos comuns e preparando-se para gerir conflitos.
Aprendendo a ser
Desenvolver a sua personalidade e estar à altura de agir com maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal. Para isso, a educação não deve negligenciar nenhuma das potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio e sentido estético.
Na Educação temos pilares que se a “escola” desenvolver e explorar esses conhecimentos: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, ela estará contribuindo para a construção de uma sociedade mais harmoniosa, que cultiva mais união e tolerância . Trabalhar a compreensão, o trabalho; o saber respetiar com capacidade de comunicar para resolver conflitos será um grande avanço educacional.
Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, de acordo com Edgar Morin, mostra que o conhecinmento é a tradução de uma reconstrução...Outra citação importante é sobre o conhecimento, a identidade , onde mostra o ser humano no seu biológico e psicológico, com seus sentimentos, como mortes, paixão amor, ciume, ambição e dinheiro... . A incerteza segundo Edgar Morin é algo que a escola não trabalha.... ele exemplifica isso com a história da humanidade.
Por várias vezes o Edgar Morin fala da organização da educação, não no ato de ensinar, mas nos defeitos do sitema, na forma fragmentada, quando tudo está globalizado, entrelaçado.
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