Grupo 1 Seminário Virtual

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Documento Proposta

Neste presente século o novo modelo profissional deve estar diretamente voltado para a inclusão digital e desenvolvimento tecnológico. Em um mundo onde as transformações ocorrem de forma muito rápida exige-se que o homem acompanhe num ritmo também acelerado. A cada dia o avanço tecnológico ocorre de forma muito crescente e o homem precisa acompanhar para não ser superado pela máquina, sua própria criação.
Dentro dessa nova era onde se destaca a tecnologia como algo indispensável, percebe-se que a escola por ser instituição do ensino formalizado precisa também voltar o olhar para o que de positivo tudo isso possa lhe trazer. Contudo a de se observar que a tecnologia sozinha não faz nada. Antes de se investir em máquinas e recursos é preciso investir em pessoas, pois em primeiro lugar a escola é constituída de gente. Neste novo modelo, é necessário primar pelo pessoal, pois um profissional preparado irá com certeza aproveitar o máximo que a tecnologia possa oferecer em favor da educação.
A escola precisa de fato inserir-se no novo modelo de mundo, porém precisa também entender que se os problemas existentes não forem trabalhados visando uma solução a mesma continuará mergulhada nos dilemas que não a fazem avançar.  A valorização pessoal e profissional deve estar prioritariamente à frente de máquinas e recursos tecnológicos. Não que não sejam importantes, pelo contrário, porém se falando de educação não se pode pensar somente em resultados, mas em todas as pessoas envolvidas no processo educacional.
Neste sentido de valorização humana, propomos neste documento que se faça não apenas inserções tecnológicas na educação, mas que homem e máquina se relacionem objetivando o sucesso educacional e não a disputa do domínio um do outro. No texto Sete saberes, Edgar Morin relata que a educação do futuro deve levar em conta os sete saberes que são: o conhecimento, o conhecimento pertinente, a identidade humana, a compreensão humana, a incerteza, a condição planetária e a antopo-ética, que do seu ponto de vista são os Sete buracos negros da educação, pois são completamente ignorados, subestimados ou fragmentados nos programas educativos. Assim para Morin “A Educação deve favorecer a aptidão natural da mente em formular e resolver problemas essenciais e, de forma correlata, estimular o uso total da inteligência geral. Este uso total pede livre exercício da curiosidade, a faculdade expandida e a mais viva durante a infância e a adolescência, que com freqüência a instrução extingue e que, ao contrario, se trata de estimular ou, caso esteja adormecida, de despertar”. 
Uma ação didática contextualiza parte da necessidade real de cada sociedade, porém existem necessidades que são pertencentes a uma base comum e considerando o conhecimento pertinente percebe-se a necessidade de romper com a tradição de disciplinas estanques identificando que a construção do conhecimento e cultura se dá pela articulação das disciplinas. Morin, ainda coloca que não se faz necessário a destruição das disciplinas, mas sim integrá-las, reuni-las para que dessa forma ocorra a mudança de pensamento, transformando a concepção fragmentada e dividida do mundo, a qual impede a visão da realidade. 
 A escola deve partir de uma ação didática que seja por núcleos de conhecimentos, o que suprimiria a disciplinariedade, predominante ainda nas escolas, apesar haver uma repercussão que a interdisciplinaridade iria substituir esta forma de organização curricular, esta não conseguiu atingir uma meta esclarecedora nas práticas pedagógicas. O ideal seria unir as Disciplinas em Núcleos ou Áreas de conhecimentos  comum.
Nesta perspectiva  em que a escola busca  uma nova ação didática contextualizada, sugerimos:
  • Grupos de Estudo no horário de planejamento do Professor considerando o ato reflexivo do andamento escolar, bem como as reais necessidades de sua clientela.
  • Debates em grupos para levantar  estratégias de ação pedagógica.
  • Levantamento de propostas viáveis de execução conforme a realidade social.
  • Eleger um professor por núcleos de Disciplinas para coordenar os trabalhos por bimestre,  já que quando se repartem responsabilidades as pessoas se sentem mais comprometidas.
  • Trabalhar com projetos visando desenvolver habilidades em que os alunos aprendem construindo seu próprio saber;
  • Relacionar conteúdos teóricos com a prática experimental;
  • Fazer uso adequado das tecnologias e mídias disponíveis na escola;
  •  Criar espaços para discussão coletiva de problemas e soluções comuns para comunidade, com reuniões e encontros específicos;
  • Implantar o Conselho Escolar , agilizar meios para funcinamento adequado dos grêmios estudantis e a APP com ações articuladas para dar suporte na resolução de problemas da comunidade escolar, legitimando gestão escolar;

Existem ações que podem se realizar a partir da organização interna escolar, no entanto existem também ações que estão além dos limites da escola, que depende de órgãos superiores, mas nem por isso, a escola deve se esquivar de lutar pela implantação das mesmas. É necessário trabalhar a conscientização que a educação precisa melhorar tanto no aspecto pedagógico, físico e profissional, para tanto apresentamos as seguintes sugestões de políticas públicas:
  • Redução de Jornada de Trabalho em sala de aula e com horários para estudo e planejamento coletivo;
  • Valorização profissional do professor com salários compatíveis a formação de nível superior;
  • Formação continuada com condição para acesso e permanência nos cursos sendo os mesmos remunerados ao seu final;
  • Acervo bibliográfico atualizado para pesquisas e estudos nas escolas públicas;.
  • Regulamentar a função de Professor Coordenador de Laboratório de  Informática nas escolas, para que o uso dos LIEs não seja interrompido por falta de profissionais nesse setor tão importante da escola;
  • Melhorar a acessibilidade nas escolas para portadores de necessidades especiais bem como adequação das mídias e tecnologias educacionais;
  • Aprovação e execução do plano decenal de Educação em todas as federações;
  •  Regulamentar a criação da disciplina Mídia no Ensino Fundamental e Médio, criando diretrizes curriculares garantindo  a aquisição materiais pedagógicos midiáticos;
  •  Reformular o currículo dos cursos de licenciatura, incluindo a disciplina Mídia-Educação;
  •  Criar mecanismo para reaproximar a família do processo educacional, devolvendo a ela suas competências e obrigações na educação dos filhos;
  • Melhorar a infra-estrutura das escolas, construir, adequar e oferecer espaços alternativos de aprendizagem disponibilizando ambientes para as salas de informática, as bibliotecas, os laboratórios de ciências biológicas, língua  estrangeira, quadras de esportes, entre outros.

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